quinta-feira, 28 de março de 2013

Oração do Trabalho


Oração do Trabalho
I. Senhor, livrai-me do espírito de preguiça, consumismo e desperdício para que não veja a pobreza e a necessidade dentro de meu lar. Dai-me um grande amor ao trabalho, responsabilidade e serenidade diante de minhas obrigações. Ao me levantar, Senhor, jamais me esqueça de Vos agradecer por mais um dia que me concedeis e a tudo faça com alegria, amor e em segurança, mesmo diante dos que tentarem enlaçar meus pés em suas emboscadas, certa(o) de que cuidais de mim em todo o tempo. Que eu não ame o sono mais que o necessário para minha saúde, para que não venha a empobrecer e até mesmo o simples pão de cada dia venha me faltar. Fazei-me pontual, cumpridor(a) de toda a palavra que empenhar, mesmo que muitos não cumpram comigo o que me prometam. Que meu sim, seja sempre sim, e meu não, não. Livrai-me de todas meias verdades ou insegurança, pois detestais a mentira e não Vos agradais da falsidade: o que trabalha com mãos enganosas, empobrece; nunca retenha o que não é justo reter ou me pertença para que eu não pague por ele cem vezes mais e ainda o perca. Fazei-me generosa(o) para que, além de Vos agradar, encontre sempre em prosperidade. Dai-me praticar a justiça para com todos para que meu espírito se livre de todo aprisionamento; minhas mãos trabalhem honestamente para que a pobreza não me alcance no fim do caminho; saiba conter os meus gastos, lembrando-me das necessidades de tantos irmãos que padecem; o espírito da violência se afaste de mim para que possa conhecer Vossas mais especiais bênçãos; não me veja nunca transtornada(o) por desobedecer Vossas Leis; a segurança e a fortaleza me acompanhem todos os dias por andar na sinceridade e sob Vossa proteção. Que eu Vos busque, Senhor, antes de todas as riquezas, pois Vosso fruto é mais que o ouro refinado e Vossas Palavras mais ricas que todas as jóias deste mundo. Amém. II. Senhor, sei o quanto o tempo passa depressa, e quanto tenho que trabalhar para dar conta do que me é dado, por obrigação, executar. Porém, dai-me a graça de nunca esquecer que não devo deixar de lado a melhor e única parte que não me será tirada: Vossa Palavra. Daqui nada levarei a não ser o que sou e fiz. Quanto tempo ainda me resta nesta terra? Só Vós o sabeis. Não permitais que daqui me vá sem ter realizado Vossa santa Vontade, a fim de que no dia previsto não Vos oculte meu rosto e perceba que é tarde demais para fazer o que posso começar a fazer, a partir de agora. Abençoai, Senhor, meus trabalhos, dai-me prosperidade e que nada me falte, fazendo-me escolher antes de tudo a melhor parte, a qual nunca me será tirada. Amém. III. Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiação de meus numerosos pecados; de trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima de minhas inclinações; de trabalhar com recolhimento e alegria, olhando como uma honra empregar e desenvolver pelo trabalho os dons recebidos de Deus; de trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades; de trabalhar, sobretudo com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus ! Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José ! Tal será a minha divisa na vida e na morte. Amém.