sábado, 30 de março de 2013

Um bom líder


Passos para ser um bom líder


Hoje em dia, se tornar um bom líder está cada vez mais difícil, tanto pela quantidade e demanda de trabalho, quanto pela diversidade de estilos de liderança que podem ser adotados.
Separamos alguns passos e dicas para a boa liderança:
1- Relacionamento: um líder deve ter um bomrelacionamento inter e intrapessoal. Além de ter a capacidade de se auto motivar e conhecer bem pontos fortes e fracos, ele deve reconhecer essas características em sua equipe, sabendo como motivá-los, entendendo suas capacidades e virtudes, entre outras informações. Esse conhecimento e entendimento só são possíveis por meio do bom relacionamento.
2- Saiba planejar e usar estratégias: é extremamente importante que o líder conheça todas as etapas de trabalho delegadas a sua equipe, além do status de cada uma dessas tarefas, até para que possa ajudá-los a cumpri-las. Ter uma estratégia e um planejamento dessas atividades é fundamental para conseguir traçar e conquistar as metas desejadas.
3- Reconhecer o esforço da equipeliderar não é apenas dar bronca, mas também estar ao lado da equipe em todos os momentos, tanto nos resultados positivos, quanto negativos. Ao alcançar os bons resultados, saiba reconhecer o trabalho de seu grupo e deixe claro que essa vitória só foi possível devido ao trabalho em conjunto e não de apenas uma ou duas pessoas. Nos momentos negativos, também é importante saber liderar, entender junto com a equipe o motivo da meta não alcançada, reconhecer erros e acertos, alem de mostrar o caminho para mudar esse resultado. 
4- Ter conhecimento: além de conhecimento técnico e teórico do setor, o líder deve entender também a cultura da empresa. Um gestor de uma empresa de advocacia é diferente de uma agência de marketing, por exemplo, cada área e perfil de organização exige uma liderança diferente.  Ter experiência no ramo e saber compartilhá-la para o bem da equipe também é fundamental.
5- Ser também um aprendiz: apesar do líder geralmente ter mais experiência que os membros da sua equipe, ele também pode aprender coisas novas no seu dia a dia. Um “líder aprendiz” absorve mais facilmente as características e ações das pessoas e situações em sua volta, além de conseguir motivar sua equipe a colaborar com novas ideias e sugestões para o trabalho.
6- Conhecer sua equipe: é fundamental conhecer seus funcionários para o trabalho fluir melhor. Além de conhecer a capacidade de cada um tecnicamente, saber alguns traços de suas personalidades também é importante para saber como gerir melhor o trabalho;
7- Estar sempre atualizadoliderar é também estar sempre atualizado com o que acontece na sua área de atuação e no mundo.  O líder deve saber filtrar todas essas novidades e atualizações e saber como aplicá-las tanto no seu trabalho de gestão com a equipe, quanto ao sugerir novas ideias e estratégias para o crescimento da organização. Incentivar e ajudar a equipe a estar sempre atualizada também é essencial.
8- Gostar do que faz: um líder que não gosta do que faz ou que realiza suas tarefas apenas por obrigação, acaba transmitindo isso a sua equipe, deixando-os desmotivados. Não adianta nada ter todas as características e capacidades para exercer uma função de líder, se não gostar do que faz ou da empresa na qual trabalha;
9- Ter organização: a desorganização pessoal pode refletir na liderança e trazer diversas consequências para o trabalho. Um bom líder deve saber organizar não só suas tarefas, como também a de sua equipe. Pequenas atitudes como ter uma agenda, uma planilha de controle e lembretes já são suficientes para manter um trabalho organizado.
10- Faça outros lideres: o líder não cresce sozinho, é importante não só identificar novos líderes, como também formá-los. Saiba reconhecer quando um membro de sua equipe merece ser promovido, nem que tenha que perdê-lo para outro setor, essa é uma forma de manter uma equipe sempre motivada e renovada.
Abraham Lincoln uma vez disse que “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. A boa liderança consiste em compreender as pessoas e extrair suas melhores capacidades para que toda a equipe possa alcançar suas metas e objetivos.